Revitalização muda o trânsito no Centro de Sertãozinho
terça-feira, 13 de setembro de 2011As obras de revitalização no Centro da cidade de Sertãozinho estão alterando a rotina do trânsito. Com o alargamento das calçadas, 60 centímetros de cada lado, o estacionamento agora só é permitido em um dos lados da Rua Barão do Rio Branco, principal rua do comércio e onde estão sendo realizadas as obras.
Segundo o secretário de indústria e comércio, Marcelo Pelegrini, foram perdidas 122 vagas de estacionamento. “Vamos ter que ampliar o perímetro da área azul para mais duas ruas paralelas à Barão, a fim de repor as vagas perdidas”, explica Pelegrini.
As ruas que também terão área azul até o fim do ano são Carlos Gomes e Elpídio Gomes. Vias até então, utilizadas como rota de fuga para o estacionamento de carros das pessoas que trabalham no Centro. Pelegrini fala que com essa expansão do perímetro, o comércio pode se expandir para essas outras ruas, já que terão maior circulação de clientes.
“As pessoas encontrarão vagas com menos dificuldade devido a área azul”, explica Pelegrini. Quem está lucrando com a falta de vagas são os donos de estacionamentos. Cláudio Almeida é dono de dois dos três estacionamentos da área central. Ele conta que desde quando as obras começaram, a procura por vagas vagas aumento 20% e o faturamento cerca de 25%. Com essa vantagem, Almeida está construindo seu terceiro estacionamento, que terá 103 vagas. “Este momento para mim está sendo ótimo, as vagas não ficam vazias um segundo. Para o novo estacionamento já tenho reserva de oito lojas para fazer convênio”, fala Almeida.
As obras
Segundo o secretário de Obras, Alex Cardin, do início em junho, até agora, foram feitos os serviços de preparação de aterramento para os novos dutos de energia, que serão subterrâneos. As calçadas dos oito quarteirões da Rua Barão do Rio Branco foram quebradas e refeitas com alargamento.
A rua recebeu asfalto novo e há duas semanas os cabos subterrâneos de energia estão sendo passados. Entre outubro e novembro, a CPFL fará a transição da alimentação de energia aérea para a subterrânea. A preparação para galerias de águas pluviais, que serão feitas nas transversais do trecho central da Barão, já foi iniciada. Esta obra já está sendo licitada e executará 1.250 m de galerias.
Cardin fala que até o fim do ano e antes do Natal, o novo Centro será inaugurado. “Depois que a rede elétrica estiver pronta, vai faltar apenas piso (cerâmica) e o mobiliário”, fala Cardin. O custo total das obras é de R$ 7 milhões, recursos do município.
Fonte: Jornal A Cidade
Mais notícias sobre Sertãozinho:
- Alunos de escola municipal de Sertãozinho batem recorde de medalhas na olimpíada brasileira de astronomia (OBA)
- Sertãozinho registra 39 adoções de animais em um mês
- Novembro é o mês da Caminhada Passos que Salvam em Sertãozinho
- Homem morre após bater contra placa e capotar em Sertãozinho
- Nove suspeitos de tráfico são presos em imóvel em Sertãozinho