Estação é aberta para tratar 71% do esgoto de Sertãozinho
terça-feira, 25 de outubro de 2011Após um mês em funcionamento, a estação de tratamento de esgoto da cidade Sertãozinho foi oficialmente inaugurada na última sexta-feira (21). Com 100% de coleta, a previsão é que 71% dos resíduos sejam tratados.
Para cumprir o prazo, uma exigência do Ministério Público, a prefeitura contratou uma empresa de Santa Catarina para iniciar as atividades em outubro e trabalhar até a contratação de outra, que vai operar em PPP (Parceria Público Privada). A licitação está prevista para o dia 26 deste mês.
Segundo o superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sertãozinho (Saemas), Hélio Dalmazo, a estação que possui duas lagoas, tem capacidade para receber 350 litros de esgoto por segundo. “Quando mudar o sistema, essa qualidade [de esgoto tratado] vai aumentar”, diz Dalmazo.
O secretário do Meio Ambiente, Sebastião Macedo, explica que todos os resíduos serão descartados em aterro sanitário licenciado pela Cestesb, na cidade de Guatapará, mesmo local onde são descartados os resíduos sólidos.
Antes da estação entrar em funcionamento, todo o esgoto era despejado no Córrego Sul, que pertence à Bacia Hidrográfica do Mogi. O presidente do Comitê responsável pela bacia esteve na inauguração da estação e comemorou o fato dos resíduos não serem mais jogados in natura no Córrego. “Estamos muito satisfeitos por ter mais uma cidade que pertence à bacia tendo o esgoto tratado. Dos 38 municípios, 12 tratam o esgoto, o que corresponde a 31% da bacia tratada”, comentou.
O prefeito Nério Costa (PPS), também esteve presente na inauguração.
Fonte: Jornal A Cidade
Mais notícias sobre Sertãozinho:
- Estão abertas as inscrições para Workshop de Inovação em Sertãozinho
- Construção civil em Sertãozinho tem alta
- Presos três que invadiram loja com carro em Sertãozinho
- Morador de Sertãozinho, saiba como fazer ligações para o DDD 11 a partir do dia 29 de julho
- Revitalização muda o trânsito no Centro de Sertãozinho