Revitalização no Centro de Sertãozinho deve terminar em junho
terça-feira, 24 de abril de 2012As obras de revitalização do Centro da cidade de Sertãozinho estão na fase de acabamento. Segundo a secretaria de Obras, os operários estão trabalhando na limpeza dos pisos das calçadas e retirando camadas de rejunte. A previsão é que a obra seja inaugurada na segunda semana de junho.
A revitalização da principal rua comercial da cidade, a Barão do Rio Branco, foi iniciada em junho do ano passado. Foram investidos um total de R$ 7 milhões. Todo o dinheiro saiu dos cofres municipais.
Nesta sexta-feira (20), foram plantadas 120 mudas de pequeno porte da árvore símbolo da cidade, o Ipê Amarelo. Nas esquinas foram plantados o Jacarandá Mimoso.
O projeto de revitalização incluiu a padronização do calçamento e aumento do passeio público em 60 centímetros de ambos os lados. Com isso, uma faixa de estacionamento foi retirada, sendo que a Área Azul teve de ser ampliada para outras ruas. O asfalto ao longo dos oito quarteirões da obra foi recapeado.
Todas as esquinas foram transformadas em praças, que terão mobiliário urbano e quiosques. Os móveis ainda estão em fase de licitação. Os postes de concreto de energia elétrica e telefonia foram removidos, a fiação foi aterrada e foram instaladas luminárias de LED, mais potentes e econômicas.
As guias das esquinas foram rebaixadas para facilitar o acesso de pessoas portadoras de deficiência física e, também nas esquinas, foram colocadas faixas de acessibilidade para deficientes visuais.
Para o término das obras, faltam a última camada de recapeamento asfáltico e a instalação do mobiliário urbano.
Comerciantes apontam queda no movimento
Mesmo com a obra chegando ao fim, muitos comerciantes ainda reclamam da queda no movimento, justificada pela redução em 120 vagas de estacionamento devido ao alargamento das calçadas.
Jaime Moisés tem uma loja de tecidos há 50 anos no local. Para ele, o Centro estava bom. “Pode até ficar bonito, mas para a parte comercial foi um desastre. Nossos clientes não querem estacionar longe”, diz.
Entre a população, a opinião se divide. Alguns consideram a estética importante, mas principal reclamação continua sendo a dificuldade de estacionar.
“Às vezes você tem que estacionar o carro muito longe do lugar que precisa ir e por conta disso acaba desistindo”, afirma o estudante Paulo Garcia.
A partir de junho o perímetro da Área Azul será ampliado para mais 17 quarteirões. A intenção é criar 300 novas vagas.
Fonte: Jornal A Cidade
Mais notícias sobre Sertãozinho:
- Prefeitura de Sertãozinho prorroga inscrições para 407 casas em Cruz das Posses
- Mulher morde guarda durante prisão em Sertãozinho
- Sertãozinho registra 39 adoções de animais em um mês
- Campanha de Vacinação contra Poliomielite começa dia 16 em Sertãozinho; crianças com menos de cinco anos de idade deverão ser vacinadas
- Alunos da rede estadual em Sertãozinho têm oportunidade de intercâmbio grátis