Atendimento do Samu em Sertãozinho é feito em tempo recorde
quinta-feira, 26 de abril de 2012Após três meses operando na cidade de Sertãozinho, a equipe do Samu já realizou 2.170 atendimentos e mais, em tempo recorde: o percurso da equipe, da base até o local da ocorrência, é feito em aproximadamente 6 minutos, enquanto a média nacional é de 16 minutos. Esse dado foi apresentado na manhã da última quarta-feira (24) durante Audiência de Prestação de Contas do 1 trimestre de 2012 da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com Marcelo Dinardi, coordenador regional do Samu, um dos motivos pelo rápido atendimento é a quantidade de ambulâncias operando na cidade, são duas viaturas de suporte básico e uma de suporte avançado. “Considerando-se que a previsão é de uma viatura de suporte básico para cada 100 mil habitantes, e uma avançada para cada 500 mil habitantes, Sertãozinho possui um número confortável de viaturas a serviço da população”, afirmou.
A rapidez no atendimento está diretamente ligada à chance de salvar uma vida. Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Jorge Fernando Furtado, houve um acidente de trânsito na semana passada envolvendo um motociclista. “Se o Samu não tivesse chegado rapidamente e socorrido o jovem, provavelmente a vítima teria morrido”, disse.
É importante lembrar que além do atendimento de urgência e emergência prestado pelo Samu, o município também tem condições de atender ocorrências, já que possui mais quatro ambulâncias de suporte básico e seis de simples remoção.
Outro dado importante apresentado, é a quantidade de exames realizados nesse período. Foram aproximadamente 114 mil atendimentos de exames laboratoriais e imagens. “Sertãozinho oferece uma gama muito grande de exames gratuitos para a população. São poucas as cidades do porte da nossa que tem condições de oferecer esses exames, sem nenhum custo”, afirmou Furtado.
Para continuar atendendo a população com a melhor qualidade e cuidado possível, o secretário disse que após o concurso público e a efetivação dos candidatos aprovados, o Programa de Atendimento Domiciliar (PAD) será ampliado. “Por enquanto o programa atua na parte da manhã, mas com a ampliação haverá equipe no período da tarde também”, falou. Neste trimestre, o PAD realizou 572 visitas.
Outros dados
Em janeiro, fevereiro e março de 2012 foram realizados aproximadamente 3.300 atendimentos de fisioterapia, 8 mil atendimentos hospitalares, 19 mil doses de vacinas aplicadas, 55 mil imóveis visitados no combate à dengue, 12 mil usuários do Leva e Traz e 15 mil pacientes transportados pelas ambulâncias municipais.
“A qualidade da saúde em Sertãozinho, o cuidado dos profissionais com os pacientes, o atendimento personalizado se deve ao investimento de nossa administração nesta área. Foram investidos aproximadamente R$ 13 milhões neste trimestre”, pontuou o prefeito Nério Costa. Esse valor investido compreende em 24,62% da verba municipal, enquanto que o investimento obrigatório é de 15%.
Fonte: Prefeitura de Sertãozinho
quase infartei semana passada,e nem atenderam o telefone,nada enem os bombeiros porque não tinha viatura disponivel….vergonha,vergonha
gosatria de saber quais os criterios para poder fazer parte do equipe do SAMU, pois penso eu que seja muito rigoroso , para fazer parte de uma orgão tão respeitado como o SAMU , pois se pocivel gostaria de obter por escrito quais os requisitos , aguardo resposta obrigado ,,,
Olá, Milton.
Para obter informações sobre trabalho no SAMU, sugerimos que entre em contato diretamente com o órgão. O telefone administrativo em Ribeirão Preto é (16) 39779179.
Att.,
Blog Notícias da Cidade de Sertãozinho