Sertãozinho discute novo plano para descarte de resíduos sólidos
terça-feira, 26 de julho de 2011A secretaria do Meio Ambiente da cidade Sertãozinho apresentou um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para solucionar o problema da destinação final do lixo.
O problema é considerado grave. Um relatório, apresentado no início deste mês, apontou os principais problemas. O estudo aponta a necessidade de resolução como emergencial.
Segundo o secretário do Meio Ambiente, Sebastião Macedo, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), de dezembro de 2010, proíbe aterros sanitários nos municípios.
“Desde 2008, Sertãozinho deposita o lixo em um aterro particular, em Guatapará. Em setembro, teremos uma audiência pública para apresentar novas propostas para a destinação dos resíduos sólidos”, explica Macedo. De acordo com ele, Uma média de 2.400 toneladas de lixo de Sertãozinho são depositadas por mês em Guatapará.
Até 2008, o lixo da cidade era descartado no “Lixão do Guerra”, que fica em área urbana. Hoje, o aterro está em processo de desativação, sendo usado como estação de transbordo.
Para o secretário, o plano elaborado será fundamental para o município avançar na resolução do problema. “Estamos estudando as novas áreas e opções para descarte de lixo”, diz.
A PNRS estabelece que a cada quatro anos os municípios devem criar esses planos, para que medidas sejam estabelecidas e o governo possa identificar quais os investimentos necessários na área.
Fonte: Jornal A Cidade