Sertãozinho terá cancelas na entrada
segunda-feira, 18 de junho de 2012A colocação de cancelas no pórtico que está sendo construído na principal entrada e saída de Sertãozinho, a vicinal Octávio Verri, causou curiosidade e surpresa à população da cidade. A prefeitura diz que o equipamento não será usado em dias normais, apenas em eventos especiais.
Por conta da presença das cancelas, algumas pessoas chegaram a imaginar que no local seria cobrado pedágio.
“Pensei que pudesse acontecer como em Dumont, onde é cobrado pedágio ou, então, algo para identificação que causasse congestionamento desnecessário”, diz o publicitário André Almeida, 27 anos.
Outros não enxergam utilidade nas cancelas, como o empresário Ricardo Galvani, que quando viu pela primeira vez não entendeu e ficou curioso para entender o motivo da colocação das cancelas.
“Na verdade não consigo imaginar uma utilidade para elas, pois não tem nas outras entradas da cidade”, fala Galvani.
Porém, a Polícia Militar acredita que a medida possa ajudar em operações de bloqueio na vicinal. A OAB também não vê problema na instalação dos equipamentos, caso eles não seja usados sempre.
Outro lado
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura de Sertãozinho, a instalação das cancelas é única e exclusivamente por questão de segurança. A intenção é usar as cancelas apenas em ocasiões especiais, auxiliando a PM e a polícia civil quando necessário, como em uma eventual blitz.
Ainda segundo a assessoria, as cancelas não funcionarão no dia a dia e também não têm nenhuma intenção de impedir o direito de ir e vir da população e visitantes.
Polícia e OAB aprovam uso para segurança
O comandante do 43º Batalhão de Polícia Militar, coronel João Batista de Camargo Júnior, diz que a PM não foi comunicada oficialmente sobre a existência das cancelas na entrada da cidade, mas entende que devem ser utilizadas exclusivamente pelas forças policiais, em ocasiões pontuais.
“O auxílio às forças policiais seria, por exemplo, com o uso das cancelas em operações de bloqueios efetuadas pela Polícia Militar”, fala o coronel.
O presidente da OAB de Sertãozinho, João Pereira da Silva, também não vê problema nas cancelas se elas realmente forem usadas para segurança. “Se fosse para bloquear o trânsito para todas as pessoas, todos os dias, estaria contra a nossa Constituição Federal que apresenta o direito de ir e vir, mas sendo usadas apenas em situações específicas e que vão proporcionar segurança, não vejo problemas”, diz Silva.
Fonte: Jornal da Cidade