Câmeras instaladas há quase um ano estão desativadas em Sertãozinho
segunda-feira, 3 de junho de 2013Câmeras de segurança adquiridas pela Prefeitura de Sertãozinho estão desativadas quase um ano depois de terem sido instaladas. Os quatro equipamentos colocados na cidade foram ativados em julho, mas a Guarda Civil Municipal, responsável pelo monitoramento das imagens, alega que o circuito parou de funcionar três dias depois de ser ativado, em julho. Segundo a Prefeitura, o problema será resolvido em 15 dias.
Parte de um projeto da Prefeitura que visa a instalação de 22 câmeras na cidade – inclusive uma no distrito de Cruz das Posses – os quatro primeiros equipamentos foram instalados em ruas da região central do município, mas a central de monitoramento não tem recebido as filmagens, segundo o comandante da Guarda Civil Municipal da Cidade de Sertãozinho, Luiz Gilberto Mancebo.
“Esse equipamento foi adquirido na administração anterior e foi instalado. Inicialmente começamos a receber as imagens na nossa central de monitoramento, mas em dado momento deixaram de chegar á central. acreditamos que possa ser um problema técnico que não tenha sido resolvido”, afirmou.
Para Mancebo, se as câmeras estiverem em funcionamento crimes como furtos na cidade – que segundo a Secretaria de Segurança Pública chegaram a 507 ocorrências nos quatro primeiros meses do ano – serão inibidos. “Os bandidos sabem que estão sendo monitorados. Ou vão direcionar para outro local ou deixar de praticar o ato”, disse.
Enquanto o problema não é solucionado, comerciantes reclamam da falta de segurança para trabalhar. De acordo com Geraldo José Zanandréa, presidente da Associação Comercial e Industrial de Sertãozinho, empresários em diferentes pontos da cidade estão suscetíveis à ação dos bandidos. “Esperamos que isso seja breve, precisamos desse monitoramento. É difícil trabalhar sem ter segurança. (…) Todos os pontos da cidade merecem um olhar específico das forças de segurança para termos tranquilidade para trabalhar”, afirmou.
Prefeitura
A assessoria de imprensa da Prefeitura informou, por telefone, nesta sexta-feira (31) que as quatro câmeras de segurança que foram instaladas devem voltar a funcionar em 15 dias.
Segundo o secretário municipal de Segurança na cidade Sertãozinho, João Batista Camargo Júnior, a Prefeitura pretende instalar outras 18 câmeras em Sertãozinho e no distrito de Cruz das Posses com a ajuda de recursos do governo federal. “Já temos o projeto pronto e vamos encaminhar para Brasília”, afirmou.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Sertãozinho:
- Sertãozinho ultrapassa meta de vacinação contra pólio
- Estão abertas as inscrições para Workshop de Inovação em Sertãozinho
- Fatec em Sertãozinho abre inscrições para isenção em taxa do vestibular
- Indústrias de Sertãozinho e região cortam 2,1 mil vagas
- Rapaz é feito refém por três horas durante assalto em Sertãozinho