Casos de catapora crescem 17% em Sertãozinho
quinta-feira, 6 de outubro de 2011A cidade Sertãozinho anotou aumento de 17,51% nos casos de varicela, doença popularmente conhecida como catapora. Em 2011, o município registrou 208 casos da doença contra 177 em todo o ano de 2010, segundo dados da Vigilância Epidemiológica.
Grande parte dos casos se deu a partir de agosto, devido ao tempo seco e baixa umidade do ar.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rita Montenegro, a prefeitura vacina crianças até seis anos em creches e escolinhas. Este ano cerca de 200 já foram vacinadas.
“As creches, secretaria da educação e até mesmo os médicos que atendem alguma criança nos notificam e vamos às escolinhas vacinar quem ainda não tomou a vacina”, diz Rita.
As crianças de um a seis anos são as mais atingidas pela varicela. A indicação da vigilância para a criança ou adulto que esteja infectado pelo vírus é de ficar 15 dias afastado da escola ou trabalho, pois a época em que as feridas secam é a mais transmissível.
Quando controlada, o tratamento da catapora é simples. Usa-se apenas com antitérmicos, se houver febre. Rita fala que antibióticos são receitados apenas se as lesões apresentarem infecção.
Porém, um paciente com resistência baixa pode apresentar complicações pulmonares e, em casos mais graves, até gerar meningite.
Em Ribeirão Preto, foram 339 casos registrados até o fim de setembro. Uma menina de dois anos morreu por complicações causadas pelo vírus.
Fonte: Jornal A Cidade
Mais notícias sobre Sertãozinho:
- Hora do Planeta 2013 em Sertãozinho
- Campanha de Vacinação contra Poliomielite começa dia 16 em Sertãozinho; crianças com menos de cinco anos de idade deverão ser vacinadas
- Servidores param escolas e postos de saúde em Sertãozinho
- Confira as vagas do PAT Sertãozinho
- Animais do Canil Municipal de Sertãozinho são vacinados