Ex-aliados podem disputar a Prefeitura de Sertãozinho
terça-feira, 14 de fevereiro de 2012A 140 dias da definição dos candidatos para a eleição municipal de 2012, Sertãozinho aponta para a disputa entre ex-aliados políticos. O atual prefeito Nério Costa (PPS) e o ex-prefeito Zezinho Gimenez (PSDB).
O prefeito confirma que vai disputar a reeleição em outubro. Já Gimenez evita falar como pré-candidato do PSDB, alegando que existem outros nomes no partido.
Mas o presidente da Câmara, o vereador José Aprígio de Oliveira (PMDB) também já fala como pré-candidato do partido à sucessão municipal. Ele justifica a sua intenção com “o peso do PMDB” e a proposta da executiva estadual de lançar candidaturas próprias nas principais cidades do Estado.
Em seu quarto mandato como vereador na cidade Sertãozinho, José Aprígio acha que está na hora de buscar “voos” mais altos. Mesmo se lançando como pré-candidato o presidente da Câmara não descarta coligações com outros partidos. Ele até admite a possibilidade de sair como vice do prefeito Nério Costa (PPS).
Ex-aliados
Uma provável disputa entre o atual prefeito Nério Costa (PPS) e o ex-prefeito Zezinho Gimenez (PSDB) é apontada na cidade como principal cenário para a eleição deste ano.
O prefeito Nério Costa foi vice de Zezinho Gimenez nas duas gestões (2000-2004 e 2004-2008) e recebeu o apoio do ex-prefeito para a sua eleição em 2008. O apoio de Zezinho Gimenez na última eleição custou um rompimento do ex-prefeito com o PSDB, que lançou a candidatura do médico Waldyr Trigo.
Hoje os dois admitem que não mantêm mais relacionamento político e já se veem como possíveis adversários na eleição.
O prefeito Nério Costa defende sua reeleição como um fato natural e que seu objetivo é o de concluir as obras e projetos que desenvolveu ao longo dos quatro anos à frente da prefeitura.
“Como gestor de um processo de transformação eu gostaria de ver o filho nascer”, explica. Costa defende que quando assumiu a prefeitura não foi com a intenção de exercer apenas um mandato tampão, para esperar que o ex-prefeito voltasse. “Acho que fizemos muito mais até do que propusemos no plano de governo”, conclui.
Costa não nega sua participação na administração passada, mas alfineta. “Eu tive que consertar várias coisas que estavam erradas”, disse.
Nome certo
Apesar de evitar falar como pré-candidato do partido, o nome de Zezinho Gimenez é apontado como o mais forte para a disputa dentro do PSDB.
O vice-presidente do partido, Fabiano Trigo considera o nome de Gimenez como o preferido entre a executiva e os filiados e considera certa a sua candidatura, mas explica que as conversas sobre o assunto só devem começar depois do carnaval. “O PSDB terá candidatura própria e o nome dele (Zezinho Gimenez) é o mais forte”, explica.
Gimenez evita assumir que é pré-candidato e afirma que ainda é cedo para falar sobre o assunto. Enquanto admite que seu nome está entre os possíveis pré-candidatos do partido, desconversa. “Acho que tem outros bons nomes nos quadros do PSDB”, explica.
O ex-prefeito considera normal que seu nome apareça como o mais forte dentro do partido, “por ter uma boa aprovação da população”.
Gimenez, entretanto, reafirma que ainda não decidiu se vai entrar na disputa. Ela alega que ainda existem algumas questões pessoais a serem resolvidas e chega até a levantar a hipótese de uma coligação com o prefeito Nério Costa, apesar de admitir que não tem mais conversado com ele.
Fonte: Jornal A Cidade