Polícia apreende 30 pássaros silvestres em Sertãozinho
terça-feira, 29 de novembro de 2011A Polícia Militar de Sertãozinho apreendeu 30 pássaros silvestres na manhã desta terça-feira (29), em residência do Jardim Alvorada. Dois deles estavam mortos e nove são de três espécies ameaçadas de extinção.
Segundo o Soldado Lúcio Flávio Ferreira, a polícia recebeu denúncia anônima e encontrou as aves na casa do lavrador Garcias Ferreira da Cruz, de 60 anos. Cruz confessou que buscou as aves na Bahia, na cidade de Érico Cardoso. Ele viajou em um ônibus clandestino que saiu de Campinas e chegou à cidade de Sertãozinho durante a madrugada.
Os pássaros viajaram por 20 horas em gaiolas. Em uma delas, uma caixa pequena, de cerca de 20 cm de comprimento e 10 cm de largura, estavam seis passarinhos amontoados. Das espécies em extinção foram apreendidos sete pássaros Azulão e um Curió, além de um Galo-de-Campina, que existe apenas no estado da Bahia. Mais dois pássaros Sabiá, três Coleirinho Papa-Capim, dois Pitão, um Pássaro-Preto, três Tico-Tico, um Bigodinho e sete Trinca-Ferro, dois deles morreram durante a viagem.
Cruz vai responder por matar espécies da fauna silvestre e praticar ato de abuso a animais, além de ser atuado em R$ 57.500. Caso não pague, Cruz pode ter os bens penhorados pelo Estado. A Polícia Ambiental de Ribeirão Preto vai soltar os pássaros no bosque “Fábio Barreto”, exceto o Galo-de-Campina, que deve voltar para o estado de origem.
Segunda viagem
Cruz declarou que é a segunda vez que busca pássaros na Bahia. “Eu fui outra vez e trouxe pouquinho. Eu pego para dar para amigos e criar. Sabia que era ilegal, mas quis arriscar, agora nunca mais”, declarou. De acordo com o delegado da Delegacia do Município, Eric Natalício, crimes ambientais não são frequentes na cidade.
Fonte: Jornal A Cidade