Sertãozinho ultrapassa meta de vacinação contra pólio
terça-feira, 2 de agosto de 2011A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância de Epidemiologia, informou os números da campanha de vacinação contra a poliomielite, que aconteceu no dia 18 de junho e foi prorrogada até a última sexta-feira, dia 22.
Durante a campanha, Sertãozinho ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde e vacinou 99,33% das crianças de 0 a 4 anos e 11 meses, ou seja, quase 100% das crianças receberam a gotinha contra a paralisia infantil.
O secretário de Saúde Municipal, Fernando Furtado, explicou que o Ministério de Saúde preconiza pelo menos 95% das crianças do município. “É importante que o município atinja essa meta preconizada pelo Ministério. Isto mostra o bom trabalho dos profissionais das áreas e a grande participação dos pais”, comentou o secretário.
Além da dose da vacina contra poliomielite, os pais puderam aproveitar a oportunidade para vacinar as crianças de 1 a 6 anos e 11 meses e também regularizar a situação das vacinas que estavam atrasadas.
De acordo com a enfermeira e coordenadora da Vigilância, Rita Montenegro, a decisão de também vacinar contra o sarampo veio por conta da globalização e devido ao ressurgimento da doença.
A coordenadora acrescentou ainda, que esse número positivo também teve ajuda dos pais ou responsáveis. “A participação dos pais e responsáveis foi fundamental para que atingíssemos um resultado tão positivo”, comentou Rita Montenegro.
A segunda etapa da campanha contra a pólio ocorre em agosto, com nova dose para as crianças que ainda tiverem menos de cinco anos.
Fonte: Prefeitura de Sertãozinho